Revista Náutica

Escolha seu fórum e navegue à vontade
Hoje é Sáb Ago 02, 2014 2:29 am

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 27 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Navegação Costeira
MensagemEnviado: Sáb Fev 27, 2010 12:40 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qui Set 24, 2009 7:09 pm
Recentemente fiz o curso de mestre amador (e ufa passei no exame) e gostaria de saber como o pessoal procede na pratica quanto a algumas coisas são passadas no curso:

1º - Utilização de Norte Magnetico no traçado das rotas.Com alguns exemplos que vimos, com cartas muito antigas, existe uma diferença significativa no final da rota sem a correção.Não tenho ainda uma carta da região que pretendo navegar(Ubatuba) e nem sei se a carta é nova ou não, porem gostaria de saber se o pessoal faz as correções necessarias em suas rotas quanto ao desvio magnetico.

2º - Correção da agulha em lancha de 23 pés é necessario?

Abraços,

Heli

Assunto do Tópico: Re: Navegação Costeira
MensagemEnviado: Sáb Fev 27, 2010 8:18 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Ago 13, 2005 10:31 pm
Tenho lancha a 8 anos , confesso que nunca usei a bússola , se por acaso for navegar baseado na bússola , terá de calibrar a mesma .
Mas na navegação costeira , sempre se avista a costa e temos uma referencia , em ultimo caso tem o GPS , neste caso sempre é bom tem uma ideia da rota pela bússola , mas somente para longas distancias e afastadas da costa .
Paulo

MensagemEnviado: Dom Fev 28, 2010 6:22 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Jan 15, 2008 12:12 am
Eu acho o GPS indispensável... Além da segurança, tem também a questão da economia de tempo e combustível (não ficar andando em zigue-zague)...

Ando com 2 GPS no barco, um Chartploter fixo (Garmin 525S), outro portátil (Garmin 76CSx) e ainda tenho uma terceira opção que é um GPS que você pluga na porta USB do notebook e transforma o notebook numa ótima ferramenta de navegação.

MAS por curiosidade, conferi algumas vezes minha bussola com a bussola do GPS (opção que mostra o Norte Magnético) e para minha surpresa a mesma apresentava uma ótima precisão...

Acho importante ter a carta náutica e saber usar (carta + bussola), mas sinceramente, no dia-a-dia é muito mais prático (e seguro!) um GPS com um bom mapa.

SOS Náutica - contra o IPVA Náutico
BLOG - Da Terra para o Mar

MensagemEnviado: Dom Fev 28, 2010 8:03 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Fev 01, 2006 5:35 pm
previdi escreveu:
... mas sinceramente, no dia-a-dia é muito mais prático (e seguro!) um GPS com um bom mapa.

Isso até ter uma pane eletrica!!! :oops: Mas ai já é um baita azar...
A melhor maneira de se aprender a usar a bussola, é ... usando!
Insira uma rota no GPS e vai conferindo a navegação feita usando a bússola. De tanto fazer uma hora se aprende.
É fácil... :D
Abraços
Armando Boni

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 12:31 am 
Usuário primeira classe

Por isso é que, além do fixo (que depende da elétrica do barco), ainda tenho o móvel que falei (76CSx) e também o próprio notebook com o "GPS USB"... Esses 2 são totalmente independentes da elétrica do barco!

Mas concordo com você que vale a pena ir acompanhando a navegação do GPS com a própria bússula...

Só não acho que vale a pena ficar traçando rota em cima de uma carta náutica e depois ficar fazendo as contas dos desvios e anotar tudo no papel........ Isso é coisa do século passado!!

MAS, eu sei fazer isso e FARIA sem nenhuma dificuldade se um dia os 3 GPSs falharem... Vai saber...

Arboni escreveu:
previdi escreveu:
... mas sinceramente, no dia-a-dia é muito mais prático (e seguro!) um GPS com um bom mapa.

Isso até ter uma pane eletrica!!! :oops: Mas ai já é um baita azar...
A melhor maneira de se aprender a usar a bussola, é ... usando!
Insira uma rota no GPS e vai conferindo a navegação feita usando a bússola. De tanto fazer uma hora se aprende.
É fácil... :D
Abraços
Armando Boni

MensagemEnviado: Seg Mar 01, 2010 2:14 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Fev 03, 2009 3:31 pm
Acho que nosso amigo se referiu à declinação magnética anual "Dec", na qual devemos multiplicar a declinação anual pelo número de anos da carta náutica.

Caso contrário, o ideal é fazer como disseram, traçe a rota pelo GPS e vá navegando com a bússola.

MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 5:29 pm 
Lobo do mar

marcelo lanzara escreveu:
Acho que nosso amigo se referiu à declinação magnética anual "Dec", na qual devemos multiplicar a declinação anual pelo número de anos da carta náutica.

Caso contrário, o ideal é fazer como disseram, traçe a rota pelo GPS e vá navegando com a bússola.

Ola, exatamente isso, a declinação mg anual.Preciso fazer o curso de GPS, mas minha duvida é quanto este devio.Devemos considera-lo no traçado da rota?
O GPS já faz o ajuste sozinho?Se navegarmos somente com o GPS basta indicar as coordenadas e o aparelho já faz os ajustes?!? :?: :!: :?:

MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 5:34 pm 
Lobo do mar

Heli Junior escreveu:

Ola, exatamente isso, a declinação mg anual.Preciso fazer o curso de GPS, mas minha duvida é quanto este devio.Devemos considera-lo no traçado da rota?
O GPS já faz o ajuste sozinho?Se navegarmos somente com o GPS basta indicar as coordenadas e o aparelho já faz os ajustes?!? :?: :!: :?:

Marinheiro de primeira viagem... muito obrigado pela atenção de todos... :mrgreen:

MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 6:26 pm 
Usuário primeira classe

Nooooossssaaaa... Agora fiquei na dúvida!!!!!!!!!!!!!!!!

ENTÃO VAMOS LÁ:

Para ROTA, você pode esquecer dos desvios. O que importa são as COORDENADAS GEOGRÁFICA (lat x lon) e isso não sofre nenhuma influência de desvio nenhum.

Se quiser navegar "a moda antiga", terá que traçar na CARTA a rota desejada, IDENTIFICAR o RUMO a seguir (que será o verdadeiro, ou seja, com base no Norte Verdadeiro) E fazer todos os calculos para ter o "rumo da agulha" de acordo com os desvios do local, variação anual e desvio da agulha.

Na prática, trace tudo no GPS/computador que irá te dar as rotas exatas e na hora da navegação te mostrará o rumo exato a ser seguido (sem se preocupar com mais nada). Dependendo do GPS e/ou do software ele te dá também o rumo magnético a ser seguido (com todas as correções de desvios, exceto desvio da agulha). Se quiser, durante a navegação, após cada guinada, ajustar o rumo de acordo com o que o GPS manda e conferir qual o RUMO DA AGULHA que você está no momento... Na teoria, na próxima vez que fizer aquela mesma rota você poderia simplesmente seguir o RUMO da agulha aferido na navegação anterior (no meu caso, como tenho 3 GPSs com carta, isso é inútil, faço as vezes somente como "passa tempo").

No meu entendimento, no GPS, você usa as coordenadas do ponto (que não sofrem influência nenhuma da "declinação magnética" do local e nem da "variação anual").

OU SEJA, a coordenada geografica (latitude x longitude) para um determinado WGS não sofre variação nenhuma... Use essas coordenadas no GPS e não terá problema (desde que use o WGS correto e o GPS esteja configurado para mesma "unidade" da coordenada que você está trabalhando).

O que sofreria a variação do "desvio magnético" da região (acrescido do "desvio magnético" anual para a mesma região), ambas informações constam na carta, é o RUMO!!! Ai você tem o RUMO VERDADEIRO (direção angular a seguir partindo do NORTE VERDADEIRO), o RUMO MAGNÉTICO (direção angular com base no desvio magnético "já atualizado" conforme carta) e simplesmente RUMO DA AGULHA (direção a seguir com base no desvio magnético "já atualizado" conforme carta + desvio da agulha).

Na minha opinião é importante ter e saber usar a carta náutica (papel) apenas por segurança (se tudo mais falhar)... Vai saber... MAS no dia-a-dia, a carta em papel é usada apenas para algumas pesquisas rápidas. O planejamento e a própria navegação é feita com o uso do computador/software e/ou GPS com chartplotter.

PESSOAL> Por favor, se falei alguma besteira me avisem para que eu possa atualizar essa mensagem!

Abraços e boa navegação ;)
Fernando Previdi

Heli Junior escreveu:

MensagemEnviado: Ter Mar 02, 2010 11:13 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sáb Ago 13, 2005 10:31 pm
Previdi você é professor de navegação?
cabra bao.
Paulo

MensagemEnviado: Qua Mar 03, 2010 12:27 pm 
Usuário primeira classe

:lol: :lol: :lol:

Que nada... é que eu acabei de tirar a carteira de Mestre... E além disso, tive que aprender muita coisa naquela primeira viagem pra Angra com minha antiga 21 pés, onde eu não tinha um Chartplotter e sim um único GPS móvel (aquele amarelinho da Garmin)... Ai, como eu não estava afim de "pegar" nenhuma laje, fui obrigado a ler muito e aprender a usar o software de navegação do Notebook.

De qualquer forma, cuidado com essas informações! Não garanto que estejam todas corretas...... hehehehe

Paulo Miranda escreveu:
Previdi você é professor de navegação?
cabra bao.
Paulo

MensagemEnviado: Qua Mar 03, 2010 2:24 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Fev 03, 2009 3:31 pm
Mestre Previdi, parabéns!!!

Apenas para constar e trocando em miúdos o que disse:

Se for navegar exclusivamente com o GPS, esqueça a Dec. Caso queira traçar rotas na carta náutica e depois estipular um rumo na bússola, DEVE levar em conta Dec e Dag.

Abraço

MensagemEnviado: Sáb Mar 13, 2010 10:32 pm 
Marinheiro

Data de registro: Sáb Ago 15, 2009 10:04 pm
Aproveitando o tópico e o constante aprendizado do nosso "empenhado amigo" Previdi, questiono se existe um mapa com os limites "aguas abrigadas do litoral brasileiro" e quais os limites de alcançe de cada categorias de barcos.

Estou pensando em comprar uma Focker 240 e por ter a proa aberta, não sei se poderia sair de Santos (por exemplo) e navegar até Ilhabela ?

Tenho habilitação de Mestre Amador há 20 anos, mas não me recordo mais quanto à esse detalhamento.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Marina Capri - S. Vicente
Santos /SP

MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 4:28 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Fev 01, 2006 5:35 pm
Colegas!
O único mapa de aguas abrigadas que eu já vi é este. Alguém tem outros?
Abraços

Anexos:
Aguas interiores.jpg
Aguas interiores.jpg [ 56.83 KiB | Visualizado 2541 vezes ]

MensagemEnviado: Dom Mar 14, 2010 7:24 pm 
Novato

Data de registro: Qui Dez 18, 2008 8:11 am
Oficialmente:

0102 - DELIMITAÇÃO DE ÁGUAS PARA A NAVEGAÇÃO INTERIOR
a) ÁREA “SARDINHA” (CARTA DHN NR 1700)
É constituída de três regiões distintas:
Região I - Canal da “Bertioga” e águas que separam a “ILHA DE SÃO VICENTE” do
continente;
Região II - Águas da “BAÍA DE SANTOS” e “ENSEADA DE SANTO AMARO”, limitadas
pelos alinhamentos da “PONTA ITAIPU” com “ILHA DA MOELA”, com “PONTA DE
SANTO AMARO”, sendo permitido afastamento de até 1000 jardas para contornar esses pontos; e
Região III - Áreas da “PRAIA DO PEREQUÊ” e “ENSEADA” limitadas pelo alinhamento
da “PONTA DO PEREQUÊ “com a “PONTA DA ENSEADA”, sendo permitido o afastamento
de até 1000 jardas para contornar essas pontas.
b) ÁREA “GAROUPA” (CARTA DHN NR 1600)
É constituída das seguintes regiões:
Região I – Canal de “SÃO SEBASTIÃO”, acrescido do contorno da “ILHA de SÃO
SEBASTIÃO” até a distância de uma milha.
Região II – Área delimitada pelo alinhamento dos seguintes pontos:
A – Farol “PONTA das CANAS”;
B –Ilha do TAMANDUÁ;
C –Ilha do “MAR VIRADO”;
D – Ilhota dos Porcos ( ANCHIETA);
E – Ilha das “COUVES”, até a Ponta do Camburi.
Região III – Área delimitada pelos seguintes alinhamentos:
A – Farol da Ponta da Sela;
B – Ponta do Apara, sendo permitido o cruzamento dessa ponta até a distância de uma
milha
c) ÁREA “LAGOSTA” (CARTA DHN NR 1600)
Delimitada pelos seguintes alinhamentos:
A – Ponta da Boracéia;
B – Ilha das Couves;
C – Ponta Grossa;
D – Ponta do Apara.
Na Ponta Grossa, é permitido o cruzamento até a Ponta do Apara, mantendo-se um
afastamento de até uma milha da costa.
d) ÁREA “TAINHA” (CARTA DHN NR 1700)
Abrange todo o “MAR PEQUENO”, entre a “BARRA CANANÉIA” e “BARRA DE
ICAPARA”.
e) ÁREA “GALEMA” (CARTA DHN 1700)
Área do “RIO GUARAU” compreendida entre a “PONTA DE JUQUIÁ”, “ILHA DO
GUARAÚ” e “ILHA DO PERUÍBE”.

Fonte : https://www.mar.mil.br/cpsp/principal/n ... pcap01.htm

Rodrigo

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 27 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas