Revista Náutica

Escolha seu fórum e navegue à vontade
Hoje é Ter Set 02, 2014 2:36 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 16 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Velocidade média de veleiro
MensagemEnviado: Qui Mar 10, 2011 6:41 pm 
Novato

Data de registro: Ter Nov 09, 2010 5:14 pm
Olá pessoal! Estive vendo neste forum que a velocidade de um veleiro é um assunto mais complexo do que imaginava. Assim gostaria de fazer uma pergunta bem específica: Existe uma velocidade média para veleiro (um veleiro próprio para cruzar um oceáno) ?
Mesmo com margens de erros para mais ou menos, é possivel dizer quanto tempo levaria um veleiro para cubrir 1000 KM? Ou 1000 milhas, que seja! Obviamente, excluindo récordes mundiais e campeonatos profissionais, digamos a média para seres humanos comuns.
Desde já, obrigado pela atenção.
Arturo

Assunto do Tópico: Re: Velocidade média de veleiro
MensagemEnviado: Qui Mar 10, 2011 7:17 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Fev 25, 2004 6:14 pm
Uma média é sempre enganosa, é como perguntar qual a velocidade média de um carro na Dutra...
Mas se voce quer um numero para referência, a travessia Fortaleza-Tobago, cerca de 1600 MN é feita normalmente entre 10 e 12 dias na maioria dos casos, em veleiros de 30/40 pés não regateiros. É preciso lembrar que o vento e a corrente é sempre favorável.
Eu gosto de usar 5,5 nós como base de cálculo conservadora para uma travessia, até porque se a velocidade caír muito eu ligo o motor...
Mario

MensagemEnviado: Sex Mar 11, 2011 12:17 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Sex Mar 19, 2004 4:09 pm
Muito bem comentado pelo RedBoy. 5,5 a 6 é uma velocidade extremamente aceitável.

MensagemEnviado: Sex Mar 11, 2011 12:27 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Jan 13, 2010 4:42 pm
Caraca!!

E eu quando chego aos 4 nós já acho que estou " a milhão"!!!
Snif!!!! Quero mais linha d´água!!!!!

CURSO DE VELA OCEÂNICA EM GUARUJÁ E UBATUBA/SP
http://veleirobaldoso.blogspot.com.br/p ... anica.html

MensagemEnviado: Sex Mar 11, 2011 1:45 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qui Fev 15, 2007 9:42 pm
JAndrade escreveu:
Caraca!!

E eu quando chego aos 4 nós já acho que estou " a milhão"!!!
Snif!!!! Quero mais linha d´água!!!!!

Putz, eu também, estando a 4 nós estou feliz!

MensagemEnviado: Sáb Mar 12, 2011 1:43 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Mai 13, 2005 10:39 pm
Um trimaranzinho de 23 pés resolve o problema de quem só anda a 4 nós no contravento (ou na média). O cotnavento vai subir para uns seis nós ou sete e a média para acima de dez.

SDS

Arnaldo

MensagemEnviado: Sáb Mar 12, 2011 1:49 pm 
Usuário primeira classe

Redboy escreveu:
Uma média é sempre enganosa, é como perguntar qual a velocidade média de um carro na Dutra...
Mas se voce quer um numero para referência, a travessia Fortaleza-Tobago, cerca de 1600 MN é feita normalmente entre 10 e 12 dias na maioria dos casos, em veleiros de 30/40 pés não regateiros. É preciso lembrar que o vento e a corrente é sempre favorável.
Eu gosto de usar 5,5 nós como base de cálculo conservadora para uma travessia, até porque se a velocidade caír muito eu ligo o motor...
Mario
É isso mesmo. 5,5 nós, talvez 6 nós de houver vento folgado. O que aumenta em 20-25% esse média é o uso de spinnakers assimétricos (gennakers), os únicos que na minha opinião vale a pena ter a bordo num veleiro de cruzeiro.

SDS

Arnaldo

MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 11:11 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Jan 13, 2010 4:42 pm
Putz Arnaldo,

O duro é achar o tal do trimarazninho... rs.
Mas confesso que eu, que prefeiro estar pequeno ($$!)
já andei namorando a ideia de um cat, na mesma faixa de teamanho atual.
A velocidade vai, no mínimo, dobrar.

Agora tem uma coisa: quem tem barco pequeno (para não criar confusão, rs) e não consegue andar a três, quatro ou cinco nós (no meu eu fiz no máximo 6, com tudo - vento/corrente - muito a favor), ou não deveria velejar ou deveria ter uma barco grande.

BV

CURSO DE VELA OCEÂNICA EM GUARUJÁ E UBATUBA/SP
http://veleirobaldoso.blogspot.com.br/p ... anica.html

MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 6:52 pm 
Novato

Redboy escreveu:
Mario

Obrigado Mário pelas esplicações, diferente do Juca e do Marinheiro, eu estava no outro extremo sendo otimista demais ao imaginar uns 10 a 15 nós!!!!! rs,rs,rs.
Acho que para veleiros serve o ditado: 'devagar e sempre'.
Arturo

MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 6:58 pm 
Novato

arnaldo escreveu:
Um trimaranzinho de 23 pés resolve o problema de quem só anda a 4 nós no contravento (ou na média). O cotnavento vai subir para uns seis nós ou sete e a média para acima de dez.

SDS

Arnaldo

Olá Arnaldo, legal a ideia do trimarã! Só me permita uma pergunta que estou curioso: O princípio que permite ao trimarã desenvolver mais velocidade é a sua hidrodinámica? Melhor dito: Ele desloca menos água? Menos resistencia? Alguma coisa assim?
Obrigado,
Arturo

MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 8:20 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
Arturo escreveu:
arnaldo escreveu:

SDS

Arnaldo

Olá Arnaldo, legal a ideia do trimarã! Só me permita uma pergunta que estou curioso: O princípio que permite ao trimarã desenvolver mais velocidade é a sua hidrodinámica? Melhor dito: Ele desloca menos água? Menos resistencia? Alguma coisa assim?
Obrigado,
Arturo

menor deslocamento (não carrega lastro), maior estabilidade (devido à boca total) e maior área vélica.

http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica

MensagemEnviado: Ter Mar 15, 2011 10:21 am 
Usuário primeira classe

Acrescente-se ao que disse o Norberto um fator importante nessa velocidade maior: O barco não gera o mesmo tipo de ondas que um casco mais pesado e com mais boca. Então ele não fica limitado à draconiana "Lei de Froude" que estabelece um limite claro de velocidade aos cascos de deslocamento puro, limitação associada à raiz quadrada da linha d'água.

SDS

Arnaldo Andrade

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 3:08 pm 
Novato

Data de registro: Qua Mar 16, 2011 2:40 pm
O Redboy usa a mesma media q eu 5,5 e boa, com o barco leve 6, 6,5 tambem é o mesmo barco rsrsrs fast 310, to certo ? como eu moro a bordo o certo é 5,5 com um jeanneau 45 nossa media de travessia do atlantico foi de 7,4 fizemos Cabo-verde Noronha em 8 dias, com genneker rasgada no meio, nosso record foi 240 milhas em 24h nesse dia foi tambem o record do barco 13 nós.

isso tudo é muito relativo,tipo de barco, ondas, tipo de vento, corrente e velas usadas, mas chegou a 3 ou 4 nós ligo logo o motor.

valeuu

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 4:08 pm 
Usuário primeira classe

Olá,

O Redboy é um Fast 395.

Essa questão de singradura não depende muito de velas se o barco fizer por todo o dia rumos de través ou de alheta. Vale, no entanto, observar que:

1) Se o vento empopar muito e/ou se o vento enfraquecer, a média despenca sem um spinnaker assimétrico (gennaker).

2) Se der contravento, então, aí piora MUITO com velas velhas. Há casos contados aqui mesmo nos fóruns em que veleiros tentaram vencer sem sucesso pernadas basicamente de contravento. Num dos casos contados o barco navegou mais de 150 milhas porém não avançou nem 25 contra o vento! Nesse caso havia corrente contrária mas uma conta cuidadosa mostra que que o barco poderia ter avançado 50-60 milhas em 24h sem muita dificuldade. Não o fez por conta das velas, com certeza, pois o projeto do barco era bom de orça.

Falei da orça para os leitores se lembrarem que singraduras de mais de 150 milhas não devem ser esperadas no contravento e mesmo no través e na alheta só são alcançadas com velas apropriadas (muito gostoso de velejar assim!) ou com muito vento (e já não tão gostoso de se velejar).

SDS

Arnaldo Andrade
Cognac Velas Ltda
(21) 2635-9313

MensagemEnviado: Qua Mar 16, 2011 6:30 pm 
Novato

arnaldo escreveu:
Olá,

O Redboy é um Fast 395.

Essa questão de singradura não depende muito de velas se o barco fizer por todo o dia rumos de través ou de alheta. Vale, no entanto, observar que:

1) Se o vento empopar muito e/ou se o vento enfraquecer, a média despenca sem um spinnaker assimétrico (gennaker).

2) Se der contravento, então, aí piora MUITO com velas velhas. Há casos contados aqui mesmo nos fóruns em que veleiros tentaram vencer sem sucesso pernadas basicamente de contravento. Num dos casos contados o barco navegou mais de 150 milhas porém não avançou nem 25 contra o vento! Nesse caso havia corrente contrária mas uma conta cuidadosa mostra que que o barco poderia ter avançado 50-60 milhas em 24h sem muita dificuldade. Não o fez por conta das velas, com certeza, pois o projeto do barco era bom de orça.

Falei da orça para os leitores se lembrarem que singraduras de mais de 150 milhas não devem ser esperadas no contravento e mesmo no través e na alheta só são alcançadas com velas apropriadas (muito gostoso de velejar assim!) ou com muito vento (e já não tão gostoso de se velejar).

SDS

Arnaldo Andrade
Cognac Velas Ltda
(21) 2635-9313

Olá Arnaldo, Norberto e companhia!

Percebo que vocês, assim como outros deste forum, conhecem bastante do assunto (Pelo menos comparado a minha visão de leigo, por exemplo, nas aulas de inglês, spinnaker me faz lembra de "para-quedas", rsrsrs, é uma linguagem), gostaria de lhes perguntar se poderia me sugerir um bom curso de velejamento, detalhe: Moro em São Paulo. Ir a Santos não seria problema.
Caso prefiram, posso passar meu e-mail particular.

Obrigado,

Arturo

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 16 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas