Revista Náutica

Escolha seu fórum e navegue à vontade
Hoje é Qui Jul 24, 2014 3:43 pm

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 927 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 62  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: CATAMARÃS: para discutir
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 6:47 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Dom Jan 24, 2010 12:24 pm
Olá,

Gostaria de postar este tópico para todos nós discutirmos sobre esse modelos de embarcação que está crescendo ultimamente e ganhando o seu lugar ao sol no mundo náutico.
Não gostaria de estabelecer comparativos com os monocascos, para isso há um outro tópico neste forum, exceto quando necessário para estabelecer parâmetros, e sim discutir suas características assim como muito se discute sobre os monocascos.
Achei necessário que houvesse um tópico somente para eles, assim pessoas que querem se informar mais e discutir mais sobre eles possam ter um espaço específico para isso.
Bom, começo dizendo que sou um leigo no assunto, mas já pesquisei muito sobre barcos a vela e ganhei uma grande admiração pelos catamarãs por causa de suas caracteríscas, as quais condizem com o meu gosto e minha personalidade. Essas mesmas características são as que diferenciam dos monocascos e que são objeto de muita discussão,o que não vem ao caso aqui.
Pois bem, em minhas pesquisas gostaria de discutir a respeito de catamarãs de cruzeiro a vela, gostaria de dividir a discussão em dois, da seguinte forma:
1) catamarãs 38-50pés:
Nautitech 48
Dolphin 46
leopard 47
batevendo
b3-430
bahia46
catana 50
voyage44
gunboat48
a48
lagoon38
lagoon42
lagoon50
BV-43

2)catamarãs acima de 50 pés
Gunboat66
A57(atlantic 57) chris white designs
Lagoon 57
Lagoon62
Catana 65
Catana 58
FPajot60(eleuthera)
sunreef62
yapluka 65
nautitech 54
voyage 57
seaboat63
outremer

Estes são as minhas pre-preferencias,veja que o critério principal para divisão foi o tamanho, mais isso pode ser discutível. No time um eu votei pelo leopard 47, porcausa do espaço interno e do preço e o novo 47 vem com um bimini que quase é um pilothouse(tenho preferencia por pilothouses), o a48 tem pilothouse mas ele é mais caro, gostei tb do B3 mas não sei de preço, acho que por ser brasileiro o preço seja lá em cima.

Quanto ao segundo time eu não olhei preço, pois quem tem 1milhoes é soh esperar uns anos a mais na bolsa de valores até ele virar 4 milhoes rsrsrsr.O que considerei foi uma melhor relação de funcionalidade&estética daí escolhi o GUNBOAT 66 , bom espaço, pode andar a mais de 20nós, incrivel calado minimo de 0,70m, casco de composite com carbono e kevla(acho que é assim, ainda to aprendendo sobre esse novo tipo de casco, mas acho que é o melhor em termos de segurança e perfomance) apesar da comparação que eu li comparando gunboat48 e chris white designs(atlantics55), dizendo que os atlantics tem a mesma performance do gunboat só que custam a metade do preço, gostaria que vcs comentassem isso por favor!!

Por enquanto é isso. Essa lista é meramente aleatória e pode ser acrescentada e comentada etc...
Minhas fontes foram os respectivos sites desses cats e tb o site www.yachtworld.com

Obrigado, DOUGLAS.

Assunto do Tópico: Re: CATAMARÃS: para discutir
MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 1:37 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
ótimas escolhas douglas.

http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 11:04 am 
Lobo do mar

pois é, norberto, vi que vc gosta de catamarãs, temos isso em comum.

vc já viu o gunboat66? ele é realmente considerado o melhor veleiro catamarã de cruzeiro em atividade hj? o que v acha? qual vc consideraria levando em conta a performance e claro as principais caracteristicas que um cat tem como: baixo calado, estabilidade, segurança, espaço, acabamento.

vi que ele custa uns $4milhoes e o seu concorrente custa $1,7milhões que é o a57 porém este não é muito lá concorrente pois é 9pés menor e o acabamento é mais simplista porém eles têm a mesma performance.

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 4:11 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Sex Mai 13, 2005 10:39 pm
Douglas,

Esses barcos todos estão tão além da minha capacidade de compra que eu os olho com um interesse apenas distante. Mesmo assim tenho notado algumas características que estão se impondo nos catamarãs de cruzeiro e nos híbridos, como os Gunboats. No meu entendimento (mas sou apenas um mestre-veleiro) essas características vão pouco a pouco "dando cara própria" aos multicascos de cruzeiro. Cada uma, isoladamente, não parece muito importante mas todas juntas vem fazendo com que os novos multicascos de cruzeiro ganhem facilidade de uso, velocidade, conforto, visual próprio, etc.

A vela mestra fortemente aluada veio para ficar.
    O traveller da mestra em muito casos saiu do convés e passou para a targa ou, nos modelos maiores, para o teto, reduzindo riscos.
    O gurupés pare ter-se consolidado, assim como os spis assimétricos.
    A genoa de enrolar convencional, imitando uma genoa 150% ainda tem espaço mas alguns catamarãs voltaram a usar apenas bujas e uma "code zero" ou vela similar (drifter?) para contravento de pouco vento.
    O cockpit de manobra, à vante do mastro, é uma idéia nova mas interessantíssima nos barcos de cruzeiro/regata (ex. Gunboats).

Citei acima o que eu acho que veio para ficar, pelo menos por algum tempo. Tudo isso vai dando uma carinha própria aos multicascos mais novos.

SDS

Arnaldo Andrade

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 5:24 pm 
Lobo do mar

É isso mesmo arnaldo,

Essas mudanças condizem com o meu perfil de buscar soluções funcionais direcionadas para a performance e o conforto na velejada.

O traveller da mestra no teto é o que há de melhor

Os assimétricos já deveriam ser maioria

O cockpit de manobra, à vante do mastro é fantástico pra o que eu quero.Sempre procurei cats com pilot house e nunca tinha achado, até ver os gunboats e os atlantics(Chris white designs), é uma solução perfeita para o que eu tenho em mente em um cat: longas travessias, ou seja, navegar de dentro do salão participando da rotina da casa(barco) minha mulher cuidando dos meninos e eu por perto dando as ordens(ehehe). Além de ser mais seguro pois não se leva vento nem chuva, nem sol que repercutem no cansaço que pode levar a erros, e erros em grandes travessias(miami-açores, fortaleza-tobago, cabo-verde-barbados, panama-marquesas etc...) pode ser crítico.Ainda mais não ter que andar pelo costado para ir fazer os ajustes necessários.

Além de grandes travessias, almejo a possibilidade de encostar o barco bem perto da praia, quase roçando na areia e assim passar o dia numa linda, tranquila e deserta baia pelo o mundo afora. E pensar que esses barcos(gunboat66 e A57) tem em torno de 16tons de deslocamento.

Mas tenho duvidas sobre o conforto desses modelos(gunboat66 e A57) em um cruzeito navegando em torno de 15nós em travessias como as citadas acima será que num bate muito não?

Outra duvida: qual a possibilidade de fazer cruzeiros nesses cats em latitudes altas, inclusive antartica e groelandia, seria confortável para levar a familia, ou viagens assim soh mesmo se for feito toda uma expedição alá A.Klink?

Editado pela última vez por doug em Qua Fev 03, 2010 6:21 pm, num total de 1 vezes

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 5:33 pm 
Lobo do mar

http://www.chriswhitedesigns.com/

http://www.gunboat.com

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 7:41 pm 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Abr 15, 2009 7:25 pm
Boa pergunta:

Alguém tem notícia de um multicasco em altas latitudes? Fora esses maxis de regata, né?

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 11:41 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Qua Mai 24, 2006 5:52 pm
o gunboat 66 (e os outros também) é uma "tetéia".

http://trovaosailing.blogspot.com.br
https://twitter.com/TrovaoNautica
https://www.facebook.com/trovaonautica

MensagemEnviado: Qui Fev 04, 2010 12:08 am 
Usuário primeira classe

Data de registro: Seg Fev 06, 2006 12:35 pm
vandernilton escreveu:
Boa pergunta:

Alguém tem notícia de um multicasco em altas latitudes? Fora esses maxis de regata, né?

Quão alta? Assim tipo polo-norte?

http://www.corsair-sweden.com/blog/TheN ... assage.pdf

Ivan.

MensagemEnviado: Qui Fev 04, 2010 1:00 am 
Lobo do mar

boa Ivan,

eles vão num trimaran, muito show!!!! e eu soh queria ir na groelandia e voltar, eles vão navegar todo o artico, muito bom.

Mas o que vc acha sobre catamaras de cruzeiros irem a groelandia? como vc acha que esses se comportariam? Se for um gunboat66 como ele se comportaria na sua opnião? Se for um leopard47 ou um b3boat47 ou um outro desse perfil(menor de 50pés) seria possível?

ou teria que ser toda uma expedição com patrocinadores, equipamentos hi-tech, muita midia em cima, traquitanas e muito sacrificio a ponto de chegar exausto com direito a champagne e tudo.

MensagemEnviado: Qui Fev 04, 2010 10:20 am 
Lobo do mar

Data de registro: Qua Abr 15, 2009 7:25 pm
Tipo Groelândia mesmo, Spitberg, Antártica e Geórgia do Sul. E o Cabo Horn num catamarã de cruzeiro? Não sei onde li sobre uns argentinos que vão pra lá e pra cá no Horn em catamarãs de cruzeiro.

MensagemEnviado: Qui Fev 04, 2010 12:52 pm 
Lobo do mar

é mesmo vander?
tenta achar a sua fonte de leitura ai pra nós, por favor!. Seria interessante ver isso. E cruzeiristas brasileiros em cats vc sabe de algum?

MensagemEnviado: Sex Fev 05, 2010 11:19 pm 
Lobo do mar

O que vc acha sobre catamaras de cruzeiros irem a groelandia?
Como se comportariam?
Se for um gunboat66 como ele se comportaria na sua opnião?
Se for um leopard47 ou um b3boat47 ou um outro desse perfil(menor de 50pés) seria possível?

gostaria de saber sobre o preço de um b347, pois o leopard47 é uns $600,000. Mas este não é fabricado aqui.

Existe algum site que informe os preços de cats nacionais?

Qual seria o prazo de entrega desses cats nacionais?

Vi aqui no forum que existem pessoas entereçadas em cats como primeiro barco, porém o preço é o que os leva a optar por um mono, esta é a minha mesma situação acho que não existe um cat de R$60,000 dai teria que optar por um mono, não é que não goste dessa situação mas minha vontade é de ter um cat mesmo, mas ach que o mono seria um bom laboratório pra mim. Vcs acham que para ganhar experiência no mar o melhor é o monocasco mesmo?

sds, Douglas

MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 9:40 pm 
Lobo do mar

gostei o GEMINI.

http://www.gemini105mc.com
Imagem

dá pra importar pra cá?

qual é melhor ele ou o praia 30?

MensagemEnviado: Qua Fev 17, 2010 8:03 pm 
Usuário primeira classe

Data de registro: Ter Jan 15, 2008 12:12 am
Pessoal,

Alguém sabe quanto custa e onde encontrar bons catamarans entre 38 e 46 pés (usados)???

Um Dolphin 43 ou 46 seria adequado para "morar" e cruzar o mundo? Qual seria mais ou menos o preço de um desses usado?

Dá pra encontrar bons catamarans entre 38 e 46 pés com um único motor?

Abraços ;)
Fernando Previdi

SOS Náutica - contra o IPVA Náutico
BLOG - Da Terra para o Mar

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 927 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2, 3, 4, 5 ... 62  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 2 horas